Barbara Araújo – fotografia de parto #1 Fotografia que Fala / Relatos

Eu sou a Bárbara, portuguesa de gema e alfacinha de raiz (mas o que quero mesmo é não ter paradeiro no mundo!).

Moro em Lisboa.

Eu gosto de gelados, de boas viagens, de conhecer horizontes novos, de crianças, de pizzas, da Índia, de música boa e daquelas traquitanas estilo “faça você mesmo” do Pinterest, para decorar a casa. Sou casada e mãe do André e de mais  uma alma que acaba de nascer.

Adoro imagens que nos fazem sorrir e recordar “aqueles tempos”, “aquelas memórias”, “aquele dia” e é isso que levo para a minha fotografia.

E um parto? O que falar de ser fotógrafa de partos? Bom… um parto é o dia mais glorioso da vida de uma família e a fotografia tornará esse momento eterno.

Paula & Bruno = Glória-79

Durante todo o processo do trabalho de parto a mãe entra numa espécie de “partolandia” (uma zona íntima de quase sonho/ de tranze/ de meditação mesmo!) onde acaba por perder a visão do que se passa fora dela, e muitas vezes não tem memória de todos os momentos do seu parto… a fotografia está lá para que esses momentos não sejam esquecidos.

Ines+Rodrigo=Henrique-120

O primeiro olhar, a emoção do pai e dos familiares que estão presentes, o primeiro toque… tudo isso registado não só na nossa memória mas em foto, para SEMPRE.

Adoro ver pessoas que se amam, famílias a crescerem e crianças a chegar ao mundo da forma mais linda e divina. Há tanta beleza em tudo isso!

É uma das minhas maiores paixões, fotografar todo esse amor!

~ Barbara Araújo

A Barbara fotografa partos desde 2013. Podes ver mais sobre o trabalho dela AQUI.


Um coletivo de mães que fomentam o Parto na Água em Portugal.