Uso de afirmações no Parto Artigos

Artigo de Jessica Ghigliotti, tradução pelas Mães D’ Água

Quem gosta de afirmações inspiradoras tanto quanto eu? Especialmente na gravidez e parto, a meditação com afirmações positivas pode ajudar-nos muito a atingir um estado de espírito positivo e descontraído, livre de preocupações.

Recitar todos os dias afirmações positivas com intenção e sentimento genuíno muda a maneira como pensamos. O nosso subconsciente acaba por aceitar estas afirmações como verdade, e guia-nos a fazer escolhas que ajudam estas coisas a acontecer. A emoção é a linguagem do subconsciente. Por isso, de facto, qualquer pensamento que nos toca emocionalmente reorganiza a nossa mente. Basicamente o que quer que seja que escolhamos dizer a nós mesmas, seja negativo ou positivo, tem tendência a tornar-se profecia do que nós vamos fazer.

Na verdade é um bocado assustador, não é? Especialmente quando na nossa cultura somos bombardeadas com ideias negativas sobre o “horror” do parto.

E é por isso que as afirmações são tão, tão, tão importantes! O teu cérebro pensante SABE que és capaz de dar a luz maravilhosamente. Usar afirmações é a maneira de teres a certeza que o teu subconsciente está na mesmo barco.

image

Há várias maneiras de usar afirmações.

Afirmações podem ser tão simples como Post it no teu espelho, ou tão elaboradas que são verdadeiras obras de arte! Vê inspirações no Pinterest.
Podes encontrar imagens gratuitas para imprimir como estas do Trust Breathe and Birth.
E podes encontrar conjuntos de afirmações na loja Etsy – o Birth Without Fear tem muito boas.
Também há vídeos com afirmações para o parto no youtube e áudios por todo o lado na net. (Se usas hypnobabies, tem áudios de afirmações maravilhosos.)
Livros de afirmações de parto para colorir são uma mistura feliz de meditação e afirmação.

image

Todas nós sabemos que devíamos estar a meditar. Sabemos que reduz os níveis de stress, baixa a pressão arterial, regula o açúcar no sangue, melhora a nossa capacidade de foco, o sono, etc.

Mas lá está, meditar é DIFÍCIL. Particularmente quando tens crianças. Não, retiro o que disse. Meditar é IMPOSSÍVEL quando tens crianças! 😉

E é por isso que eu fiquei maravilhada e aliviada quando aprendi que colorir é realmente quase tão bom como meditação “a sério”. Como qualquer actividade em que metemos mãos à obra para fazer algo simples, mas de detalhe, colorir exige de nós manter o foco. Os movimentos são fáceis e repetitivos, e a actividade estimula ao mesmo tempo a criatividade e o pensamento lógico, ajudando a relaxar.

Adicionas afirmações a este trabalho de colorir, e o resultado é uma meditação poderosa e divertida.

Colorir é uma coisa que eu posso fazer! Especialmente com os meus filhos 🙂

Não é de surpreender que não haja disponíveis muitos livros de afirmações para colorir para parto natural. Mas há alguns muito bons.

Eu adoro listas, por isso vamos fazer uma.

Livros de colorir para o parto

Se conheces o meu blogue, provavelmente já imprimiste os meus livros para colorir gratuitos, inclusive o que fiz com as Mães D’ Água! E se ainda não, bom, devias. Dediquei-lhes muitas horas, só para ti 😉

capa livro colorir

Catie of Spirit & Sol também tem páginas gratuitas para colorir!
Soften, Open, Release é uma opção boa na Etsy.
E há o Blissful Birth Coloring Book
e o Blissful Belly Coloring Journal.

Desejo-te um parto maravilhoso.

Sei que vais ter um parto maravilhoso.

Tu VAIS ter um parto maravilhoso!

Abraço,

Jessica Ghigliotti

A Jessica é uma mãe e artista de “arte para o parto” inspiradora e criou para nós, a partir de imagens reais de partos na água das nossas seguidoras, um livro de afirmações para parto na água! Absolutamente exclusivo! Que honra! Podes fazer download gratuito do livro AQUI.

(imagem de capa de Angela Gallo)


Um coletivo de mães que fomentam o Parto na Água em Portugal.