Actualidade ~ parto na água no SNS portugês, como estamos? Especiais / Parto na Água

No passado mês de Março as Mães D’ Água organizaram e promoveram várias acções pelo parto na água.

Entre elas destacamos a presença da Barbara Harper em Portugal, fundadora da Waterbirth International e especialista internacional em parto na água. Muitas seguidoras nos têm contactado para saber quais os frutos desta visita e como influenciou a realidade portuguesa, especialmente quanto à perspectiva da opção de parto na água no nosso SNS.

barbara harper-65
Barbara Harper esteve connosco uma semana e não houve um único dia em que não reforçasse a quem a quis ouvir:
O PARTO NA ÁGUA É SEGURO! O Parto na Água é melhor para as mães e mais suave para os bebés.
E sim, houve muita gente que a quis ouvir!!

barbara harper-4

Durante a sua estadia ministrou dois cursos de formação, um curso técnico de parto na água para profissionais de saúde, com a APEO, no Porto, que teve mais de 50 participantes, um workshop aberto ao público sobre como apoiar a mulher a parir na água, com a Lua de Alecrim, em Sintra, com mais de 25 participantes. Esteve no lançamento do Video das Mães d’Água, em Lisboa, onde fez uma pequena apresentação e demonstrou o seu apoio ao nosso Movimento para uma sala cheia (mais de 150!) de ávidos ouvintes.

Podemos partilhar também que Barbara Harper visitou três hospitais e foi em todos muito bem recebida. O entusiasmo foi tão grande, que em dois destes Hospitais foram oferecidas piscinas de parto, uma parceria entre a Waterbirth International e as Mães d’Água. É notável a abertura das equipes de enfermeiros, médicos e administrativas para o parto na água, a vontade em iniciar projectos existe e passo a passo o caminho vai-se fazendo.

Existe vontade e intenção de receber de novo a Barbara Harper ainda este verão, em cada um destes hospitais, para dar formação prática em parto na água a cada uma das equipes. Estes cursos de formação dependem de vontade e abertura das instituições mas também de disponibilização de verbas, e nós estamos confiantes de que vão acontecer! A Barbara Harper visitou o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim-Vila do Conde, o Hospital Garcia de Orta e o Hospital Beatriz Ângelo. Os hospitais estão abertos e a debater internamente esta possibilidade de oferecer parto na água por isso a visita da Barbara veio sem dúvida ajudar e dar um empurrão e voto de confiança a estas equipas! Ela acredita, e até o partilhou publicamente, que estes hospitais estão a fazer um trabalho de grande qualidade e que está confiante que a opção de parto na água surgirá em breve!!
Nós acreditamos que sim! E tu, acreditas?

barbara harper-22
O que podemos nós fazer mais para que esta mudança aconteça num futuro próximo?

Fazer saber em todos os Planos de Parto como esta opção é desejada! Que não é uma moda, e que todas podemos parir na água! Nenhuma voz é pequena demais… Perguntem por parto na água! Exijam o parto na água! Sempre! Vamos mostrar nos hospitais que esta é a vontade das portuguesas!

~ Nós acreditamos na mudança! Estamos a trabalhar para isso. E tu?

barbara harper-50

barbara harper-88
Com muito carinho, Mães D’ Água 14 de Abril de 2016

~ imagens de Bárbara Araújo ~


Um coletivo de mães que fomentam o Parto na Água em Portugal.