Respiração Completa Coluna Humaniza-te

 

Na tradição yogi, existe a consciência de que o que respiramos é mais do que ar, é “prana”, segundo os Upanishad, a energia vital universal que permeia o cosmo, absorvida pelos seres vivos através da respiração. Citado no vedanta, este é um conceito central na Ayurveda e Yoga, onde existem técnicas de aperfeiçoamento respiratórios para diversos fins, os chamados “pranayamas”.

Uma respiração completa é promover uma entrada e saída de ar eficientes. Experimente visualizar um bebé, os bebés são verdadeiros mestres, respiram com toda a sua capacidade.
Dessa maneira, a respiração internamente oxigena todos os nossos tecidos, nutre, limpa e equilibra. O que está no corpo, também é reflexo do que está na mente, e por isso também nos promove nutrição, limpeza e maior equilíbrio no campo mental.

Um mestre indiano disse: “Quando sentir emoções negativas numa discussão, não responda de primeira, primeiro inspire e expire 100 vezes, pode ser que ainda queira dizer as mesmas coisas, mas com certeza não responderá com a mesma emoção negativa, a resposta irá vir de um espaço de paz e muito mais clareza.”

Para um momento de auto-cuidado proponho uma prática de respiração torácica muito simples que pode ser feita por todas as pessoas (inclusive gestantes de todos os trimestres), é um auxiliar na manutenção de uma postura adequada, fortalece a musculatura de ombros, braço e peito, e ainda aumenta a capacidade respiratória.

Sente-se de forma a alongar a coluna, com os quadris mais altos que os pés (ou Vajrasana), utilize almofadas, cobertores, ou banquinhos próprios para meditação.
Coloque o polegar nas axilas e os outros dedos sobre o peito, abra os ombros e cotovelos como se quisesse que eles se tocassem, atrás das costas, e após atingir toda a capacidade torácica volte, com os dedos voltando a se encontrar no peito.

Neste exercício foque no movimento, de forma suave e perceba que a respiração muda automaticamente. Sinta o seu tempo de prática e faça quantas vezes desejar.

glau7

glau5

Uma ótima semana!

Namaste


Mãe de Lenin e Manuella, Doula, Terapeuta Corporal, Instrutora de Yoga com foco em Gestantes e Crianças, da Associação Internacional de Ecologia Feminina,desenvolve e aplica projetos na área, workshops e atendimentos individuais desde 2008.