Óleos essenciais e ecologia feminina ~ Tea Tree Coluna Humaniza-te

Essa semana trago um pouco de dicas de aromaterapia. De entre os óleos que mais amo está o óleo de melaleuca ou “tea tree”.

Este óleo vem de uma linda planta originária da Austrália, que se assemelha muito ao alecrim e era muito utilizada pelos aborígenes Bundjalung.
Diz a lenda que descobriram suas propriedades terapêuticas ao tomar banho num lago onde caiam as folhas desta planta, cedo perceberam que acabavam seus banhos revigorados e sem dores.

Este óleo possui propriedades antibacterianas, antifúngicas, antivirais, anti-inflamatórias e analgésicas. É muito usada pela indústria no tratamento de inúmeros problemas de pele, incluindo o acne, a candidíase oral (sapinhos) e também em micoses das unhas.

Para o auto-cuidado natural é um óleo de fato essencial! Podemos usar por exemplo quando temos pequenos desconfortos ginecológicos, inclusive no tratamento de candidíase, e o que no Brasil chamamos de “cistite” (um desconforto provocado por bactérias no canal urinário).

Além de banhos de assento, podemos fazer compressas (pode se usar a concentração de até uma gota por ml de água para diluição) e – uma dica maravilhosa – uma gota de óleo essencial em seu protetor ou absorvente íntimo (apenas no caso de absorvente externo! por favor), ajuda a eliminar as bactérias nocivas sem destruir a nossa flora bacteriana positiva (ao contrário dos antibióticos/ perfumes e anti-sépticos comuns).

Nos absorventes femininos e nas fraldas de pano! Também é ótimo, principalmente se o bebé tiver problemas de “rabinho assado” e nos casos de diarreia. Para isso coloque 2-4 gotas de óleo essencial na água de lavagem e deixe actuar por um tempo.

*Deixo esta dica que pode ser útil para todas nós mas não dispensando o trabalho dos especialistas.
De lembrar que nós possuímos muitas ferramentas naturais a nosso favor, que são extremamente eficazes, mas, no caso de algo crónico, devemos buscar ajuda médica qualificada e na dúvida procurar um aromaterapeuta certificado, para tratar melhor da sua questão individual.

 

Uma ótima semana!

Carinho meu,
Gláucia Figueiredo


Mãe de Lenin e Manuella, Doula, Terapeuta Corporal, Instrutora de Yoga com foco em Gestantes e Crianças, da Associação Internacional de Ecologia Feminina,desenvolve e aplica projetos na área, workshops e atendimentos individuais desde 2008.