Entrevista com Paula Madeira Entrevista

Nesta entrevista tivemos a oportunidade de falar com a Dr.ª Paula Madeira, especialista em Medicina Tradicional Chinesa. Foi fascinante saber do uso deste tipo de medicina na fertilidade (e infertilidade), na gravidez, no parto, na saúde da Mulher!

Para quem ainda não conhece, quem é a Paula Madeira?

Sou Licenciada em Medicina Tradicional Chinesa pela Escola de Medicina Tradicional Chinesa de Lisboa (ESMTC) e Nanjing University onde leciono a cadeira de “Ginecologia e Andrologia em Medicina Tradicional Chinesa”. Para Além desta formação sou Instrutora de Chikung, Fundei o curso de Instrutores de Chikung Terapêutico na Escola de Medicina Chinesa em Lisboa em 2004.

Chi Kung ou Qi Gong pode ser traduzido de forma simples como a “arte de manipular a energia com sucesso”.
Pensa-se que tenha tido a sua origem cerca de 2.500 anos A.C. na China antiga. E é um dos cinco ramos de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa. (in site da ESMTC)

Sou também Instrutora e Coodenadora para Portugal do Universal Healing Tao System (método de Chikung do mestre Mantak  Chia). Este método trabalha imenso a energia sexual e transforma-a em energia espiritual. Nas minhas consultas prescrevo estes exercícios como coadjuvantes da acupuntura e fitoterapia.

O Mestre Mantak Chia, nascido na Tailândia, provém de uma antiga linhagem de mestres taoístas que, expulsos da China comunista, hoje sobrevivem em número reduzido em países estrangeiros.
Criador do Universal Tao System, é o director do Universal Tao Center e do Tao Health Resort and Training Center na bela região norte da Tailândia. Desde a infância que estuda o estilo de vida taoísta. A sua formação nesse antigo conhecimento, aprimorada pelo estudo de outras disciplinas, resultou no desenvolvimento do Universal Tao System, que actualmente é ensinado em todo o mundo. (in Biografias Wook)

 

O que é a ginecologia em medicina tradicional Chinesa e qual a diferença entre este tipo de Ginecologia e a Ginecologia convencional?

A Ginecologia em Medicina Tradicional Chinesa é uma especialidade da Medicina Tradicional Chinesa, cujos primeiros registos escritos datam da Dinastia Shang (1500-1000 AC). Ela consiste na observação, diagnóstico e tratamento da paciente seguindo as regras da Medicina Chinesa. Hoje em dia, esta especialidade, embora independente em termos de tratamento e diagnóstico, faz uso dos métodos de diagnóstico da Ginecologia  Ocidental i.e. Citologia, ecografias, salpingografia, mamografia, etc, para poder tratar de forma mais eficaz  e segura a paciente.

img_5218

Trabalha com acupuntura no acompanhamento de grávidas? Como é realizado o processo?

A Medicina  Tradicional Chinesa é formada por cinco ramos (fitoterapia, dietética, Chikung, Acupuntura, Massagem), todos eles são usados numa consulta de ginecologia. Ou seja, no acompanhamento de uma gravidez nós usamos todas estas áreas para tratar a grávida e não só a acupuntura.

A Acupunctura é a inserção de agulhas filiformes no corpo, em pontos específicos reconhecidos como efectivos no tratamento de perturbações de saúde específicas. Estes pontos foram detectados e registados pelos Chineses ao longo de um período de vários milhares de anos. Recentemente, pesquisas electromagnéticas confirmaram as suas localizações.
Como funciona a Acupunctura?
A Medicina Moderna Ocidental não consegue explicar como funciona a Acupunctura. A Acupunctura Tradicional baseia-se nas antigas teorias Chinesas acerca do fluxo de Qi (Energia) e Xue (Sangue), através de meridianos ou canais específicos que cobrem o corpo de forma semelhante aos nervos, veias e artérias. De acordo com a antiga teoria, a Acupunctura permite que o Qi flua para áreas onde está Deficiente e para fora das áreas em que se encontra em Excesso. Desta forma, a Acupunctura regula e restabelece o equilíbrio energético harmonioso do corpo. Em Chinês existe um ditado: “Não há dor onde há livre fluxo; se há dor não há livre fluxo” (in site da ESMTC).

É possível recorrer a esta terapia durante toda a gravidez?
Que efeitos traz para a grávida e o bebé?

O bébé e mãe são acompanhados por nós durante os nove meses de gravidez. Paralelamente ao acompanhamento feito pelo Obstetra. O equilíbrio energético vai sendo feito por acupuntura à medida que há uma falha ou baixa de energia em algum dos meridianos (Canais energéticos) ou órgãos. Para além disto, vai sendo ajustada a dieta. Durante os nove meses vai sendo recomendada meditação, Chikung, vai sendo feita massagem especifica à  grávida, assim como recomendações de vida.


Pode ser usada em mulheres que queiram engravidar, com o objetivo de as ajudar a conseguir?

A área em que mais trabalhamos é precisamente a infertilidade.
A Medicina Chinesa, mais especificamente a acupuntura, pode ajudar quem quer engravidar, melhorando os seguintes aspetos:

•   O efeito sobre as hormonas. Estimula a produção de hormonas, corrige ligeiros desequilíbrios e ajuda a regular menstruação e ovulação.

•   Aumenta o fluxo de sangue no útero, melhora a qualidade do endométrio, aumenta a sua espessura otimizando a implantação do ovo.

•   Aumenta o fluxo sanguíneo aos ovários, melhora a sua função, nutre os folículos ajudando-os a crescer. Isto é particularmente importante especialmente em mulheres maduras, porque o fluxo de sangue naturalmente declina à medida que vamos envelhecendo. Quando atingimos a menopausa o sangue que circula nos ovários representa um quinto relativamente  ao auge da reprodução.

•   Aumenta a produção de folículos nos ovários

•   Facilita a libertação de óvulos e promove uma ovulação forte

•   Ajuda na implantação do óvulo reduzindo os espasmos uterinos

•   Alivia o stress, diminui o stress físico, incluindo o stress hormonal que pode interferir com a fertilidade.

•   Elimina inflamação subjacente que possa impedir a fertilidade

•   Regula o sistema imunológico, que pode interferir com a fertilidade quando hiperativo.


Que medos têm as mães (e os pais) em relação a esta técnica?
Quais as perguntas mais frequentes?

Quem vem ter connosco, geralmente tem uma longa história de fracassos relativamente à medicina convencional. Medos em relação à técnica há poucos; existe, no entanto, uma grande ansiedade e grandes expectativas. Geralmente as pessoas querem saber quantas sessões são necessárias até engravidarem.

A conceção, quanto a mim, continua a ser o maior dos mistérios: por vezes acontecem verdadeiros milagres em poucas sessões e outras vezes só ao fim de um ano ou mais de tratamento são alcançados os resultados desejados.

 

Já vi vídeos de partos em que a acupuntura é usada para ajudar a mãe.
A Paula também realiza esse trabalho, em Portugal?

Pessoalmente não acompanho partos, mas a acupuntura pode ser usada para ajudar o parto. Em clinica trabalhamos até perto do dia do nascimento da criança. Temos bastante sucesso na indução do parto, nos casos de mulheres que se recusam a ter uma indução química. Temos tido bastante sucesso em virar o bebé, por vezes em situações tão extremas, como 38 semanas.


Dá formação na área da Medicina Tradicional Chinesa?
Onde podemos procurar cursos para estudar esta terapia?

De momento vamos dar início (no final do mês de Outubro, dia 29), a um curso de pós-graduação para licenciados em Medicina Tradicional Chinesa (podem ver mais sobre este curso AQUI), estamos, no entanto, a planear uma versão do curso mais generalista para Doulas e parteiras.

~ O que pensa sobre o parto na água?

~ É  um método natural bastante recomendável. É uma mais valia não só para a mãe, mas também para a criança. Minimiza o trauma do nascimento, reforça a ligação entre bebé e mãe. Permite uma maior participação do progenitor no processo,  faz com que toda e experiência seja mais bem vivida. É pena, realmente, não haver mais locais onde as parturientes possam recorrer para o efeito.

 

Algo que gostasse de acrescentar?

Gostava de agradecer a oportunidade desta entrevista  e desejar boa sorte para este projeto. Deixo os contactos caso necessitem dos nossos serviços: Às Terças- feiras: Clinica da Escola de Medicina Tradicional ChinesaQuartas , quintas e sextas: Pétala (Rua D. Estefânia 66 2E Anjos  Lx  tel.: 914339473)

 

Obrigada nós pela sua disponibilidade! Um até breve e muito sucesso no seu caminho!
Podes conhecer mais sobre o trabalho da Paula Madeira AQUI.


Sou a Liliana, mas todos me conhecem por Lili. Sou dança, sou Sol, sou música... sou riso, sou lágrimas, estações... sou o dia, sou a noite... sou um eclipse de sentimentos e sensações. Filha da Terra, Mãe d'Água de Coração! ☼