Procedimentos de rotina no bebé ~ o nitrato de prata Coluna Humaniza-te

~ Como sabem a Glaucia escreve-nos do Brasil, esta realidade descrita aqui esta semana não se aplica a Portugal ~

Existem diversos procedimentos que são feitos com o recém nascido, por “rotina”, dentro dos hospitais. Infelizmente a maior parte das mulheres nem sabe o que acontece com o seu bebé no caminho entre a sala de parto (ou cirurgia), e o quarto.

Sonhamos com uma chegada harmoniosa, com amor e todos os cuidados necessários. Mas nem todos os procedimentos são obrigatórios, ou até aconselháveis…

Hoje vamos falar do “colírio”, um dos mais desconhecidos pela maior parte das mulheres que atendi.

O colírio de nitrato de prata é pingado nos olhos dos recém-nascidos na primeira hora de vida para “evitar tipos graves de conjuntivite gonocócicas”. As mais referidas são as causadas pelas bactérias Neisseria gonorrheae e Chlamydia trachomatis.
Caso a mãe esteja infectada com tais bactérias, as mesmas podem infectar o bebé, via canal de parto – não existem artigos cientĩficos que comprovem necessidade do mesmo em caso de cesariana.

Segundo NETTO e GOEDERT “a Chlamydia trachomatis tem sido o agente infeccioso mais frequente do que a Neisseria gonorrhoeae em muitas partes do mundo, o que torna a profilaxia de Credé [pingar o nitrato de prata] uma questão controversa devido à ineficácia do nitrato de prata contra a Chlamydia trachomatis.”. (FONTE)
Ou seja, mesmo fazendo uso do colírio, provavelmente não este não é eficiente contra a bactéria Chlamydia.

Na verdade um simples exame de “swab”, que faz parte de um bom pré natal, atesta se existem ou não estas bactérias, e logo a partir daí a mãe pode decidir SE quer ou não que o seu bebé receba essa química nos seus olhos.

Podemos pensar que “mal não faz!”, mas não é bem assim…
Tem Desvantagens? Sim…

É bom saber então que o nitrato de prata pode causar conjuntivite química (pergunte ao seu pediatra!), ou seja… bom, engraçado não é? É um colírio para evitar conjuntivite que… pode provocar conjuntivite! Na verdade em concentrações maiores costuma ser usado para queimar verrugas, ou seja, arde! Em contacto com a pele queima, na dúvida, teste em você, imagine como vai sentir a pele delicada do seu bebé acabado de nascer, e tome a sua decisão.

Durante todo o parto, em todos os momentos, você tem o direito de saber exatamente tudo o que for feito com seu filho. Uma boa forma de estar mais presente e consciente é o chamado “plano de parto“, onde você já pode pesquisar c antecedência, e tirar suas dúvidas com a equipe que a vai acompanhar. Nele você pontua cada questão que acha importante, não só em relação a você, mas também com o seu bebé. Isso é humanização.

Esse é o meu chamado da semana. Que possamos tomar decisões conscientes.

Uma ótima semana!

Carinho meu
~ Gláucia Figueiredo

(imagem de Paulina Splechta)


Mãe de Lenin e Manuella, Doula, Terapeuta Corporal, Instrutora de Yoga com foco em Gestantes e Crianças, da Associação Internacional de Ecologia Feminina,desenvolve e aplica projetos na área, workshops e atendimentos individuais desde 2008.