#euApoioRicJones Especiais

O Movimento das Mães d’ Água apoia Ric Jones!!!!

Porque é importante um médico humanizado?

… A frase parece até estranha não é? Médico precisa de ser “humanizado”?! Não são todos?!…

Não… Na verdade no panorama do parto há ainda um mundo para mudar, e ele tem sido um dos poderosos motor dessa mudança!
Quem não quer ser tratada, no momento mais especial de sua vida, por alguém assim…?!?
Carinhoso, apaixonado, defensor das mulheres, corajoso contra o sistema, activista pelo parto respeitado, humanista, homem, médico, ser humano maravilhoso! Todas merecemos um médico assim! #euApoioRicJones

Porque é importante nos juntarmos a esta luta?

Porque Humanização não é crime!!
Não é só no Brasil que a melhor assistência à mulher é criticada! Muitos profissionais de saúde, também no nosso país… sim, médicos e enfermeiros são descriminados e muitas vezes até punidos por preconizarem as melhores práticas! Até quando?

O Médico Ric Jones é nome de referência no panorama do parto humanizado no Brasil, e muito querido em Portugal! Direitos no parto não têm fronteiras!
#euApoioRicJones, e tu?

Nas mães d’ água temos várias mulheres que estudaram com ele, e aqui deixamos, pelas palavras delas, nossa homenagem:

“A primeira vez que ouvi o conceito de “parto respeitado” foi com o Ricardo Jones, numa formação que fiz em Sintra (2007) com a Ana Cris Duarte e a Angelina Pita. Para mim só havia o conceito de “Parto”, porque respeitados eram todos. Mas não, não eram, e ainda não são.
Foi uma bomba! Uma revolução na minha vida. Com isso do “parto humanizado”, respeitado, veio também outra ideia revolucionária, o “Empoderamento da Mulher”, e aí eu soube que tinha cruzado com a minha tribo. Descobri o meu Feminismo, não aquele que luta para que as mulheres sejam melhores que homens, mas aquele que luta para que as mulheres sejam Mulheres, Mães, Amantes, Amigas. E desde aí que juntei uma “profissão” ao meu curriculum: Ativista do Parto. Floriu assim, mas a semente foi lançada à terra pelo Ric Jones.
Depois ficámos amigos, trabalhámos juntos, trocámos ideias e sonhos nos seus vários regressos a Portugal. Vi-o inspirar muitas outras pessoas como me inspira a mim. Deixou muitas sementes que vejo germinar por todo o lado, inspiradas nele e alimentando o movimento de Humanização do Parto em Portugal.
Ric, estamos contigo!
~ Mariana Falcato Simões ~ Parir com Alma

“Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo, nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será!”
in Nunca pare de sonhar, Gonzaguinha

“Conheci o Ricardo em 2006 através do seu primeiro livro. Na altura estava a realizar a minha especialidade de obstetrícia e à procura de respostas que os estudos não me estavam a dar. O livro foi como uma luz ao fundo do túnel, iluminando o meu percurso profissional – por vezes difícil – desde 2006.

Mais tarde tive oportunidade de ser formada pelo próprio Ricardo numa formação de Educadora Perinatal e mais uma vez o seu contributo no meu percurso profissional foi sem dúvida inigualável.
Reconheço no Ricardo as competências que todos os obstetras e todos os profissionais ligados a esta área devem possuir: conhecimento, competência e humanismo!
O meu obrigado muito especial!”
~ Sonia Barbosa da Rocha ~ RazaodSer

“Não sei por onde começar para falar Sobre Ricardo Jones, para nós, suas discípulas, o “Ric”.
Foi em 2007 que conheci este homem maravilhoso, com uma sabedoria incrível, que conhece as mulheres de uma forma que chega a transcender! Médico, que para além de olhar para o corpo físico consegue ver no fundo da alma de cada Grávida que acompanha, o que ela realmente quer para o seu momento de “rito de Passagem”, como ele mesmo diz. Ele sabe respeita-la e ouvi-la, mesmo que ela não use palavras…
Ricardo Jones inspirou (e continua a inspirar) muitos profissionais e muitas mulheres. Foi com ele, e graças a ele, que eu me apaixonei por nascimentos humanizados, e hoje faço desta paixão minha profissão.
Obrigada Ricardo Jones por ser quem és, um dos melhores profissionais do nascimento nos tempos de hoje!
~ Michele Carvalho 

“Eu Apoio o Doutor Ricardo Herbert Jones!
Realizei a formação como Educadora Perinatal com o Ricardo Herbert Jones em 2010.
A formação teve o foco no Nascimento Humano – desde a sua história antropológica até aos desafios atuais da nossa sociedade. Várias ciências foram exploradas nesta formação para uma abrangente compreensão do parto. A Mulher e o bebé foram estudados de uma forma holística.
Em 2010, psicóloga e estudante de sexologia, o meu grande foco sempre foi compreender: os impactos psicológicos e sexuais que os eventos de vida podem ter na saúde mental e na sociedade. Como psicóloga ouvi muitos relatos de “tocofobia” – medo do parto, medo da dor, medo da vida sexual depois do parto, dores sexuais após o parto – fruto de mitos preconizados ao longo dos tempos, e muitos iriam ao encontro de “orgasmofobia” e do papel repressivo dado à sexualidade da mulher.
Atraves do olhar de Ricardo H J percebi que uma das minhas paixões é a Sexologia Perinatal. Hoje o meu propósito profissional é preconizar os direitos das mulheres na gravidez, no parto e pós-parto; promover a humanização do parto; sinalizar e denunciar a violência obstétrica e preconizar a recuperar o trauma dos maus tratos perinatais.
Agradecida ao Dr. Ricardo H J por esclarecer sempre as minhas dúvidas. Preconizamos saúde baseada em evidências! É um privilegio conhece-lo.”
~ Lígia CatãoEspaços Mulher

O fantástico médico obstetra Ricardo Herbert Jones (ou Ric Jones) não hesitou em apoiar a causa das #maesDagua e está connosco desde o dia 1 da criação deste movimento! (Quando ainda havia a opção de parto na água no HSB… que saudades!) Podes ver o seu vídeo de apoio Aqui.

Como podíamos não o apoiar?!
Carinho nosso,

~ Mães d’ Água

Mais sobre o processo AQUI


Um coletivo de mães que fomentam o Parto na Água em Portugal.