Entrevista com Vera Morgado Entrevista

Já ouviste falar em Reiki, certamente. O que talvez ainda não saibas é que é possível usar Reiki em crianças e em Mulheres grávidas! Os benefícios são incontáveis. Nesta entrevista, a Terapeuta de Reiki Vera Morgado explica-nos o que precisamos de saber sobre Reiki na gravidez (e não só!). 

És Terapeuta de Reiki. Como chegaste até aqui?

IMG_7182

Sim. Sou terapeuta de Reiki.
Diz-se que…

Quando o aluno está pronto, o mestre aparece.

Foi assim. Depois da transição da minha mãe, andava à procura de perceber como ajudar na dor. Conheci uma pessoa que acabou por ser minha amiga e ir morar na minha casa. Passados uns três ou quatro meses, com conversas diárias e muitas práticas de Reiki e meditação, a Elaine sintonizou-me ao primeiro nível de Reiki. E, a partir daí, apaixonei-me por esta prática! Fui fazendo cada nível com calma, um nível por ano, tentei perceber bem cada um deles, antes de trabalhar com esta fantástica energia!

Há quanto tempo trabalhas na área?

A trabalhar profissionalmente, há 13 anos.

Aplicas Reiki em grávidas? Tem muita procura ou achas que as Mulheres ainda não recorrem muito a esta prática?

Aplico Reiki em grávidas. Muitas mulheres já o procuram.

Que benefícios se observam com a sua prática, especialmente numa grávida?

É muito relaxante para a mãe e para o bebé. Ajuda também a harmonizar o corpo emocional, espiritual e físico. Os benefícios são vários. Desde atenuar ou eliminar quase por completo as náuseas, dores nas costas ou nas ancas, inchaço nas pernas, infecções urinárias, cãimbras, variações de humor até ao final da gravidez, onde atenua, também e bastante, o cansaço e as questões psicológicas que surgem nesta altura. Para além de ajudar no parto. Há posições específicas que devem ser usadas em todos estes tratamentos.

Reiki, é a Arte secreta de convidar a Felicidade
~ Mikao Usui

O bebé, ainda no útero, também pode beneficiar com a prática? De que maneira? 

Ao aplicar Reiki na gestante, o bebé usufrui também dos benefícios do Reiki. Embora acredite que a maior parte da energia Reiki vá para a mãe, o bebé absorve a que precisar e relaxa-o também. Promove aqui um contacto mais amoroso entre a mãe e o bebé.

IMG_7288

Aplicas Reiki em crianças? Há diferenças entre uma sessão de crianças para uma de adultos? 

Aplico Reiki em crianças. A sessão é bem mais divertida. Elas sentem-se cúmplices comigo, pois sabem que a maioria dos adultos não crê nesta força maravilhosa que elas tão bem percebem.

E a sessão é mais curta! Elas absorvem a energia mais rapidamente. Têm ainda muito menos bloqueios mentais e emocionais.

Que feedbacks costumas receber dos pais, depois de uma sessão?

Os pais dizem-me que os filhos ficam mais centrados, tranquilos e bem dispostos. Normalmente, são eles que pedem para voltar.

Se alguém vivenciar um tratamento, conseguirá compreendê-lo. Ninguém pode ignorar os factos.
~ Mikao Usui

Quais os motivos mais frequentes na procura dos pais para tratamentos com Reiki nos seus filhos?

Os pais trazem as crianças por razões diversas. Algumas vezes, para ajudar numa doença, por problemas de aprendizagem, falta de atenção, etc.. mas, a maior parte das vezes, procuram o relaxamento da criança que muitas vezes é afectada pelas instabilidades no seio familiar.

Ensinas/ inicias crianças no Reiki? Como é feito o processo?

Tenho ensinado mais a jovens do que a crianças. Gostava de ter mais alunos pequeninos. O método é um pouco diferente. Com mais “brincadeiras”. Para a prática da aplicação da energia usamos sempre um método que eles adoram. Chamamos de sanduíche. Passamos a energia Reiki sentados. Com uma mão em frente e outra atrás de cada chacra principal. Como eles absorvem e transmitem a energia com muita facilidade, a pratica é mais rápida e muito apreciada por quem a dá e por quem a recebe.

Qualquer pessoa normal pode obter a capacidade espiritual de tratar perfeitamente a si mesmo e às outras pessoas, em pouco tempo. ~ Mikao Usui

Trabalhas em Portugal? Dás formação na área?

Trabalho e vivo em Moçambique, Maputo. Dou formação. Vou a Portugal com frequência, pois tenho familia em Lisboa. Em breve, vou passar aí um tempinho e sei que com a familia e amigos vou com certeza trabalhar um pouco.

Para quem não sabe, quais são os princípios desta linda prática?

O Reiki tem origem no Japão no princípio do século passado. Foi Mikao Usui, quem o redescobriu depois de um período de jejum e meditação. Depois disso, quis ensinar ao maior número possível de pessoas. Diz a história que, na altura, houve um grande terramoto e ele ajudou muita gente. Ao perceber que as pessoas não tinham respeito pela aprendizagem, e assim sendo, o Reiki perdia imensa força, ele incorporou estes conselhos à filosofia dos adeptos do Reiki que passaram a ser denominados “Os Cinco Princípios do Reiki”. Estes são para ser vivenciados diariamente nas meditações e para serem ensinados aos novos reikianos.

IMG_7289

Só por hoje não te zangues.
Só por hoje não te preocupes.
Só por hoje sê grato.
Só por hoje trabalha com dedicação.
Só por hoje sê gentil com os outros.

~ Princípios do Reiki

IMG_7286

 

Diriges a M304220_262140393808138_697632349_nandala Guest House & Breakfast. Onde se situa? Qual o conceito? 

A Mandala uma Guest house para “special guests”.
Situa-se em Maputo. É uma casa grande onde vivo e trabalho.
O conceito tem a ver com uma Mandala. Um centro onde as e energias das pessoas se juntam em harmonia. A arte, a música, as terapias e o convívio entre amigos e hóspedes fazem desta casa uma belíssima Mandala!

Para terminar, referiste que o Reiki pode ajudar até no parto. Sobre o Parto na Água o que pensas?

Penso que o parto na água é o parto mais natural que pode existir. Pelo que sei, a mãe sente-se mais relaxada e tem menos dores e o bebé tem um nascimento menos traumatizante por estar num ambiente que lhe é mais confortável; não tem um grande choque térmico e tem um contacto mais imediato com a mãe.

 

Um obrigada de coração à doce e guerreira Vera Morgado que, com imensa simpatia, aceitou colaborar com as Mães d’Água nesta entrevista e dar-nos a conhecer o maravilhoso “Mundo do Reiki”. Gratidão! ☼

Para saberes mais sobre o trabalho da Vera visita a página
Mandala Guest House – aqui.


Sou a Liliana, mas todos me conhecem por Lili. Sou dança, sou Sol, sou música... sou riso, sou lágrimas, estações... sou o dia, sou a noite... sou um eclipse de sentimentos e sensações. Filha da Terra, Mãe d'Água de Coração! ☼