Faça o tempo trabalhar ao seu favor Coluna Humaniza-te
Contents

Faça o tempo trabalhar ao seu favor

 

Um ponto primordial a ter em conta é: não importa onde estejas no planeta Terra o teu dia possui 24 horas e a quantidade de luz natural influência a tua biologia.

 

O nome dado para isso é Ritmo circadiano ou ciclo circadiano (do latim circa: cerca de + diem: dia) designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciado principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite.

O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo.

 

A humanidade em sua essência e harmonia com o planeta, costumava respeitar esse ciclo, que hoje pelo excesso de tecnologia acaba por ser cada vez mais difícil de respeitar.

 

Possuímos luzes , temperaturas e alimentos artificiais, poluição e necessidades cada vez mais caóticas onde fica difícil dormir quando o sol se põe e acordar com o mesmo.

 

Como melhorar a qualidade de vida e respeitar o ciclo natural e fisiológico então?

 

Rotina.

 

Quando fazemos algo todos os dias criamos sinapses cerebrais que sustentam essa acção. Assim, quando algo se torna automático para nós, exige menos esforço, menos dispêndio de energia.

 

Para algo se tornar automático (virar um hábito) é necessário que seja repetido no mínimo por 21 dias consecutivos (o tempo que o cérebro leva para criar novas sinapses cerebrais) .

 

A grande questão é que a maior parte dos nossos hábitos são inconscientes.

Uma dica é criar um diário e escolher um dia da semana para rever o que fez.

 

Para fazer da sua rotina sua aliada e não inimiga é necessário que se planeie, e tome consciência de onde quer chegar e o que quer da vida, rever hábitos constantemente e auto avaliar-se com sinceridade.

 

Teste-se e perceba em qual momento do dia fica mais naturalmente desperto, isso será o seu guia base, por onde iniciará o seu estudo de qual é a melhor forma de fazer o tempo trabalhar melhor para si. Mas tenha em mente que existem certas hormonas que só podem ser produzidas no meio da noite se já estiver a dormir em estado de sono profundo. Portanto, para se ter saúde o ideal é que não durma depois das 22h. Acordar com o início do sol também traz iões carregados de ar renovado que limpa os pulmões e renova as células.

 

Quando sabemos o melhor horário onde estamos despertos, devemos usá-lo para actividades que exigem maior foco e dedicação, usando a natureza a nosso favor.

 

Espero que essas dicas sejam válidas e se quiserem saber mais sobre ciclos mandem as suas perguntas para glauciapax@gmail.com que eu respondo e posso inclusive auxiliar na formulação de rotinas baseado em leituras holísticas das vossas características pessoais.

 

Carinho meu

Gláucia Figueiredo

 

 

 

 


Mãe de Lenin e Manuella, Doula, Terapeuta Corporal, Instrutora de Yoga com foco em Gestantes e Crianças, da Associação Internacional de Ecologia Feminina,desenvolve e aplica projetos na área, workshops e atendimentos individuais desde 2008.