Dia Mundial da Prematuridade –  Associação XXS Autores convidados

CRIAÇÃO DE LAÇOS AFETIVOS ENTRE OS PAIS E O BEBÉ XXS

A experiência que os pais vivem enquanto o seu Bebé XXS se encontra internado numa Unidade de Cuidados Intensivos ou Intermédios Neonatais é, provavelmente, a experiência mais difícil e stressante que alguma vez terão de enfrentar ao longo das suas vidas. Trata-se de um momento extremamente emocional e um verdadeiro desafio para todos aqueles que o têm de enfrentar.

Enquanto pais de um bebé prematuro, estes pais também são, eles próprios, pais pré-maduros. Tudo ocorre antes da hora, todos são apanhados de surpresa, nem as condições emocionais, nem as materiais estão “no ponto”. Depois de se adaptarem ao nascimento do seu Bebé XXS, é natural que os pais comecem a pensar sobre o que podem fazer para ajudar o bebé a recuperar do estado tão frágil em que se encontra.

Está provado que os bebés prematuros beneficiam significativamente no seu desenvolvimento físico, psicológico, motor, social e afetivo se tiverem a oportunidade de manter um contacto humano estimulante (voz, toque agradável, massagem, cheiro) e personalizado por um adulto com quem possam continuar a estabelecer uma relação única. Os pequenos gestos constantes, diários, facilitarão a criação de uma relação afetiva única com o bebé. É assim muito importante que os pais sejam envolvidos no dia a dia do bebé e, caso seja possível, ajudem na sua rotina diária, incluindo o banho, a alimentação, a mudança da fralda, a pesagem, entre outros.

É perfeitamente natural que ao início os pais se sintam nervosos, mas os enfermeiros irão, certamente, ajudar nas mais diversas tarefas. De certa forma, este acompanhamento diário estará a preparar os pais para o momento em que sozinhos terão que tomar conta do seu Bebé XXS, em particular quando tiver alta e fôr para casa. Irá ajudar a minimizar, inclusive, a ansiedade dos primeiros dias em casa, uma vez que o tempo de internamento serviu para se conhecerem melhor.

É muito importante que a mãe e o pai sejam chamados a interagir com o seu Bebé XXS e a sentirem que, apesar da separação física que têm, não devem prescindir de ter uma ligação afetiva e emocional com o seu bebé. Essa cooperação vai também ajudar o casal a recuperar do choque inicial e a criar um elo de ligação mais forte com o seu bebé.

Existem diversos métodos utilizados nas Unidades (método canguru, aleitamento materno e massagem, entre outros) que fomentam desde muito cedo o vínculo familiar. Os pais devem procurar informar-se junto da Unidade onde o bebé se encontra internado sobre os métodos que podem praticar e os mais adequados à condição do seu Bebé XXS.

Método Canguru

O Método Canguru, também conhecido como “Contacto Pele na Pele”, é uma técnica utilizada em muitas Unidades, com resultados muito positivos demonstrados em todo o mundo e que consiste no contacto, precoce, prolongado e o mais contínuo possível, de pele com pele, entre os pais e o bebé, permitindo, um maior envolvimento no cuidado ao recém-nascido.

Como é feito? O Bebé XXS veste apenas uma fraldinha. Os pais sentam-se numa cadeira à beira da incubadora. O bebé é colocado em contacto pele-na-pele com a mãe ou o pai, numa posição verticalizada em cima do ventre ou do peito. O bebé é mantido aconchegado dentro da própria roupa dos pais – resultando numa bolsa que acolhe o bebé, semelhante ao que acontece nos cangurus que preservam a cria numa bolsa materna até esta estar pronta a vir cá para fora. Este contacto proporciona calor humano e estímulos sensoriais muito positivos. Dura o tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente.

Aleitamento materno

O leite materno constitui o alimento ideal dos bebés prematuros. A melhor qualidade de vida alcançada em bebés prematuros muito pequenos tem sido possível ultrapassando a imaturidade de vários órgãos e aparelhos, entre os quais o gastrointestinal. Neste sentido, é um desafio garantir ao bebé nascido muito precocemente uma nutrição equivalente à que recebia no ambiente intrauterino. O leite materno tem um papel primordial nesta adaptação e oferece inúmeros benefícios, nomeadamente, o fornecimento de nutrientes importantes, a proteção contra as infeções e a criação de laços afetivos com a mãe.

Massagem

A massagem é muito indicada para todos os bebés, principalmente para os bebés prematuros. A massagem do Bebé XXS consiste muito simplesmente em toques suaves. Este método pode ajudar a transformar o bebé prematuro num bebé mais saudável e as suas vantagens são inúmeras. Além disso, pode ajudar também o Bebé XXS a desenvolver mais rapidamente a coordenação motora, a aumentar as suas reações musculares e a tornar-se mais recetivo e mais apto a reagir ao espaço que o rodeia.

Outros métodos

É muito importante para o Bebé XXS sentir a presença, a voz e o cheiro dos pais. Os pais devem perguntar à equipa médica se podem cantar, falar e contar histórias ao seu bebé. Sempre que fôr possível e lhes apetecer, podem filmar e fotografar o seu bebé, mais tarde irão gostar de possuir testemunhos de uma época passada e ultrapassada!

Prematuridade em Portugal

Em Portugal, nascem por ano cerca de 8 mil bebés prematuros e 10% ficam internados, em média, 60 dias em Unidades de Cuidados Intensivos. 8 em cada 100 bebés nascem com menos de 37 semanas de gestação, e 1% dos recém-nascidos tem menos de 1.500 gramas. Os prematuros representam 1/3 da mortalidade infantil no nosso país. As crianças que nascem antes do tempo têm problemas específicos que exigem apoios especializados.

Sobre a Associação XXS

A XXS – Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2008. Foi criada em Portugal por um grupo de pais que viveram a experiência da prematuridade na primeira pessoa e tem como missão ajudar os bebés prematuros e as suas famílias a ultrapassarem aqueles que podem ser os momentos mais difíceis das suas vidas. A Associação XXS coopera com a Sociedade Portuguesa de Neonatologia e é membro da European Foundation for Care of Newborn Infants (EFCNI) desde a data da sua fundação, em 2008. A Associação XXS integra também o Parent’s Advisory Board da EFCNI.

Sobre a EFCNI

A European Foundation for the Care of Newsborn Infants (EFCNI) é a primeira organização pan- Europeia a representar os interesses dos prematuros e recém-nascidos e suas famílias. Reúne pais e professores de saúde de diferentes disciplinas com o objetivo comum de melhorar a saúde a longo prazo de bebés prematuros e recém-nascidos, garantindo a melhor prevenção, tratamento, cuidados e apoio possíveis.

Mais informações, p.f., contacte:
Andreia Roque | Tel. +351 934 741 145 | geral@xxs-prematuros.com

www.xxs-prematuros.com
www.facebook.com/xxs.prematuros
www.instagram.com/xxs.prematuros