As Mães d’Água são um movimento cívico que vive do voluntariado dos seus membros. Damos o nosso tempo e não queremos nada em retorno – a não ser o regresso do parto na água ao SNS, claro!
No entanto o nosso trabalho tem alguns custos que precisam de ser financiados. Queremos ser transparentes, como a água, e explicar quais são as despesas a que temos de fazer face:
- o nosso site é uma das maiores despesas que temos. Consideramos essencial manter o site online, é uma plataforma de informação sobre parto na água gratuita e disponível a qualquer pessoa. O design é oferecido por um dos nossos colaboradores, a actualização de conteúdos é também gratuita, feita pelo Grupo de Trabalho das Mães d'Água, mas temos despesas técnicas de domínio e hosting e desenvolvimento do website.
- o segundo maior custo que temos são despesas de deslocação. Temos o privilégio de ser convidadas a participar em vários eventos e conferências para divulgar e promover o Parto na Água, e precisamos de ir a reuniões. Procuramos sempre minimizar os custos tentando estar representadas por quem seja da zona do evento/reunião mas nem sempre é possível - por vezes é preciso enviar alguém de Lisboa para um evento no Porto, ou trazer um dos membros que mora no Norte a uma reunião em Lisboa.
- para que o parto na água volte ao SNS, precisamos de reuniões para fazer pressão junto de várias entidades e instituições (Ministério da Saúde, Direcção Geral de Saúde, Hospitais, partidos políticos, etc). Para estas reuniões é preciso recolher informação e preparar dossiers - essa parte tratamos com o nosso tempo – mas depois é preciso imprimir e encadernar os ditos dossiers. Esta é das despesas mais baixas, mas ainda assim, queremos incluir tudo o que nos custa dinheiro.
- por último, uma ou duas vezes por ano, organizamos eventos para promoção do parto na água e do nosso movimento. Podes consultar alguns exemplos aqui. Temos a sorte de ter espaços que nos acolhem sem qualquer custo, todas nós procuramos contribuir (lanches comunitários, necessidades básicas de produção, etc) mas por vezes pode haver alguma despesa que não conseguimos cobrir.
Esperamos ter clarificado para onde irão os donativos feitos às Mães d’Água mas se tiveres alguma questão, contacta-nos através do nosso email: info@maesdagua.org