Meditação ativa Coluna Humaniza-te

Esta é uma dica para pessoas que sentem necessidade de meditar mas não se sentem confortáveis a procurar técnicas sozinhos, e/ ou não sentem os resultados que buscam nas práticas mais clássicas, normalmente estáticas. Compartilho esta técnica que venho aplicando há alguns anos com resultados muito poderosos:

A meditação ativa! ~ A arte de silenciar a mente através do esgotamento corporal.

Sim, para meditar não é preciso conseguir sentar no chão, completamente imóvel, durante horas. Há várias maneiras de meditar, e, com o foco certo, caminhar, correr, e até dançar (!) podem ser meditações.

image

O conceito de meditação ativa, popularizado por OSHO, surgiu por uma necessidade de responder às necessidades do “Homem Moderno”, e baseia-se na ideia de que nós, ocidentais, estamos tão presos a nossas amarras culturais que não atingimos facilmente o mesmo grau de meditação que a maioria dos orientais. Na visão dele, são as nossas couraças que estão cristalizadas em nossos corpos, tanto por conta de nosso modo físico de viver, quanto pela cultura mental e condicionamentos que adquirimos.

Partindo deste princípio, OSHO compilou diversas séries de meditação, chamadas de dinâmicas, “ativas”, onde, pelo movimento repetitivo, conseguimos ir limpando, dissolvendo essas couraças e ficando mais abertos e aptos à expansão de consciência que a meditação nos proporciona.

Os movimentos sugeridos vêm de práticas ancestrais do Sufismo (grupo místico do Oriente); do budismo tibetano; e do estudo do yoga – e são acompanhados por músicas especialmente formuladas para ajudar no movimento e na liberação do fluxo de pensamentos.

image

Segundo as indicações de Osho é necessária a presença de um iniciado, ou instrutor qualificado, e eles existem em todos os cantos do mundo.

Existem tipos de meditação para todos os gostos, e aqui partilhamos um link para saber mais sobre este outro modo de meditar, no espaço Osho.
Espero que você encontre a meditação ideal para si!

Carinho meu,

Gláucia Figueiredo


Mãe de Lenin e Manuella, Doula, Terapeuta Corporal, Instrutora de Yoga com foco em Gestantes e Crianças, da Associação Internacional de Ecologia Feminina,desenvolve e aplica projetos na área, workshops e atendimentos individuais desde 2008.